NOSSA TURMA!!!


O trabalho do educador, do professor tornado educador, é esse trabalho de interpretação do mundo, para que um dia este mundo não nos trate mais como objetos e para que sejamos povoadores do mundo...”

Milton Santos

Vivemos em mundo tecnológico, onde a Informática não pode ser vista como simplesmente “mais uma tecnologia”, e sim, uma “nova tecnologia” que oferece transformação pessoal e favorece a formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade. Devemos entendê-la não como uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um conteúdo, mas que a usamos para obter conhecimento.

A informática vem adquirindo cada vez mais importância na vida das pessoas, a cada dia que passa. Sua utilização já é vista como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida entre as pessoas. Cresce o número de famílias que possuem em suas residências um computador.

Desta forma, a tecnologia esta cada vez mais presente na vida das pessoas, o computador deixou de ter como usuário somente as pessoas dos centros urbanos e passou a ser usado também nas zonas rurais por pequenos agricultores, pessoas de melhor idade, como uma atividade lúdica e econômica.

Balbinotti (2003) atenta para o fato de que os adultos maduros de hoje estão construindo uma identidade própria, com outro perfil, que inclui continuar atuante, realizando projetos, lutando pela manutenção da sua auto-estima. São pessoas que, num mundo atual e globalizado, pretendem não estar à margem do processo como um todo.
 
Para essa população saudável e disponível a novos aprendizados, a informática pode ser um instrumento de autonomia, criando um elo de ligação intergeracional, através da linguagem, da troca de informação e da formação de uma rede de relacionamentos.

Na alfabetização digital, o contexto sócio-econômico das pessoas não é igual, mas o acesso ao uso das tecnologias de informação e comunicação, independente de classe social ou localização geográfica, é muito importante para democratizar o acesso ao conhecimento para aqueles que hoje estão excluídos deste processo de aquisição de conhecimento, muito importante também que as pessoas sejam informadas de como utilizar-se dessas tecnologias favoravelmente, representando um avanço social e cultural significativo.

Nota-se muitas vezes que ainda a realidade é outra, e a população do campo (Zona rural), ainda encontram-se muitas vezes, sem infraestrutura adequada para proporcionar o uso e acesso a internet.

Acredita-se que a inclusão digital para as pessoas residentes no campo, pequenos agricultores familiares, pessoas maduras e muitos da terceira idade fazem parte de uma inclusão social também, pois vivemos na era digital onde tudo esta relacionado a tecnologia, a admissão do indivíduo na sociedade digital, mediante a capacidade de utilizar, interagir e interpretar as diversas mídias usualmente utilizadas pela informática é fundamental em nosso mundo atual.

Assim um dos objetivos do Projeto “Campo Sustentável é incluir estas pessoas em uma sociedade globalizada onde todos têm acesso ao conhecimento, a informação, sendo que esta “Inclusão Social” vem democratizar o acesso ao conhecimento que na atualidade muitos não participam deste processo de aquisição de conhecimento, através do Curso de Capacitação em Informática.

O Curso de Capacitação em Informática é oferecido pelo CEIER de Vila Pavão, para os pais e familiares de seus alunos, em sua maioria pequenos agricultores familiares com o intuito de proporcionar maior conhecimento e troca deste, sobre diversos assuntos, principalmente aqueles ligados ao campo (agropecuária, agroecologia, orgânicos e etc).

O fato de escolher esse público deve-se ao fato da busca da melhoria da qualidade de vida, através da procura de informações e inserção em programas que estão beneficiando as famílias e melhorando sua produção, economia e porque não, sua auto-estima, preservando suas características individuais diversas.

São os próprios alunos que ensinam aos seus pais e familiares. Há um vínculo entre instrutor (neste caso o aluno) e aluno (neste caso seus pais e familiares) que proporciona claramente um aprendizado prazeroso, agradável e sem cobranças.

Difícil é encontrar não somente uma criança, mais um adulto que nunca tenha usado um computador e que não fique fascinado ao entrar em contato com um.

Quando se aprende a lidar com o computador novos horizontes se abrem na vida do usuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário