CONSUMO SUSTENTÁVEL


O crescente consumo de energia, água, minerais e elementos da biodiversidade vêm causando sérios problemas ambientais, como a poluição da água e do ar, a contaminação e o desgaste do solo, o desaparecimento de espécies animais e vegetais e as mudanças climáticas.
 A abundância dos bens de consumo, um símbolo do sucesso das economias capitalistas modernas, vista por uma conotação negativa, dá origem ao consumismo um dos principais problemas das sociedades industriais modernas, onde os bens, em todas as culturas, funcionam como manifestação concreta dos valores e da posição social de seus usuários. Podemos chamar de consumismo a expansão da cultura do “ter” em detrimento da cultura do “ser”.
O termo sociedade de consumo é uma das inúmeras tentativas de compreensão das mudanças que vêm ocorrendo nas sociedades contemporâneas. Refere-se à importância que o consumo tem ganhado na formação e fortalecimento das nossas identidades e na construção das relações sociais. A felicidade e a qualidade de vida têm sido cada vez mais associadas e reduzidas às conquistas materiais, fato preocupante já que, em suas atividades de consumo, os indivíduos acabam agindo centrados em si mesmos, sem se preocupar com as conseqüências de suas escolhas. O cidadão é reduzido ao papel de consumidor, sendo cobrado por uma espécie de “obrigação moral e cívica de consumir”.
Assim, torna-se claro a percepção de que os atuais padrões de consumo estão nas raízes da crise ambiental, sendo a crítica ao consumismo um apoio para a construção de uma sociedade mais sustentável.
A construção da sustentabilidade não depende apenas da maneira como utilizamos os recursos naturais para produzir os bens e serviços da vida moderna. Depende também da maneira como os consumimos.
Consumo Sustentável quer dizer saber usar os recursos naturais para satisfazer as nossas necessidades, sem comprometer as necessidades e aspirações das gerações futuras. Ou seja, “saber usar para nunca faltar”.
Esta proposta se propõe a ser mais ampla que as anteriores, pois além das inovações tecnológicas e das mudanças nas escolhas individuais de consumo, enfatiza ações coletivas e mudanças políticas, econômicas e institucionais para fazer com que os padrões e os níveis de consumo se tornem mais sustentáveis. Mais do que uma estratégia de ação a ser implementada pelos consumidores, consumo sustentável é uma meta a ser atingida.
Temos que ter em mente, que só existe uma terra, e que todos dependemos dela para viver. O modo de vida correto é aquele que não gasta mais do que a natureza pode repor. Consumir sustentavelmente é um compromisso de todos nós.
 DICAS UTÉIS:
ü  Desligue sempre a luz dos compartimentos que estiverem desocupados.
ü  Utilize a iluminação natural para poupar eletricidade.
ü  Aproveite a água da chuva para regar ou lavar o carro.
ü  Reutilize, sempre que possível, parte da água que usa.
ü  Evite o desperdício de água potável.
ü  Nunca jogue detritos pela janela do automóvel.
ü  Ande a pé (ou bicicleta, patins, etc.) sempre que possível. Você estará fazendo exercício físico e protegendo o ambiente ao mesmo tempo.
ü  Reaproveite o que for possível e separe o lixo.
ü  Doe as roupas, livros, brinquedos e outros bens que já não usa, mas ainda estão em bom estado.
ü  Habitue-se a pensar no que irá acontecer ao que comprou quando já não lhe interessar.
 Comece a mudança por você!!!
Bibliografia utilizada:
 ü  CONSUMO SUSTENTÁVEL: Manual de educação. Brasília: Consumers International/ MMA/ MEC/ IDEC, 2005. 160 p.
ü  DECO. Guia de consumo sustentável.

OBS: Matéria apresentada no programa de rádio pelos alunos participantes do Projeto Campo Sustentável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário