O crescente consumo de energia, água, minerais e elementos da biodiversidade vêm causando sérios problemas ambientais, como a poluição da água e do ar, a contaminação e o desgaste do solo, o desaparecimento de espécies animais e vegetais e as mudanças climáticas.
O termo sociedade de consumo é uma das inúmeras tentativas de compreensão das mudanças que vêm ocorrendo nas sociedades contemporâneas. Refere-se à importância que o consumo tem ganhado na formação e fortalecimento das nossas identidades e na construção das relações sociais. A felicidade e a qualidade de vida têm sido cada vez mais associadas e reduzidas às conquistas materiais, fato preocupante já que, em suas atividades de consumo, os indivíduos acabam agindo centrados em si mesmos, sem se preocupar com as conseqüências de suas escolhas. O cidadão é reduzido ao papel de consumidor, sendo cobrado por uma espécie de “obrigação moral e cívica de consumir”.
Assim, torna-se claro a percepção de que os atuais padrões de consumo estão nas raízes da crise ambiental, sendo a crítica ao consumismo um apoio para a construção de uma sociedade mais sustentável.
A construção da sustentabilidade não depende apenas da maneira como utilizamos os recursos naturais para produzir os bens e serviços da vida moderna. Depende também da maneira como os consumimos.
Consumo Sustentável quer dizer saber usar os recursos naturais para satisfazer as nossas necessidades, sem comprometer as necessidades e aspirações das gerações futuras. Ou seja, “saber usar para nunca faltar”.
Esta proposta se propõe a ser mais ampla que as anteriores, pois além das inovações tecnológicas e das mudanças nas escolhas individuais de consumo, enfatiza ações coletivas e mudanças políticas, econômicas e institucionais para fazer com que os padrões e os níveis de consumo se tornem mais sustentáveis. Mais do que uma estratégia de ação a ser implementada pelos consumidores, consumo sustentável é uma meta a ser atingida.
Temos que ter em mente, que só existe uma terra, e que todos dependemos dela para viver. O modo de vida correto é aquele que não gasta mais do que a natureza pode repor. Consumir sustentavelmente é um compromisso de todos nós.
ü Desligue sempre a luz dos compartimentos que estiverem desocupados.
ü Utilize a iluminação natural para poupar eletricidade.
ü Aproveite a água da chuva para regar ou lavar o carro.
ü Reutilize, sempre que possível, parte da água que usa.
ü Evite o desperdício de água potável.
ü Nunca jogue detritos pela janela do automóvel.
ü Ande a pé (ou bicicleta, patins, etc.) sempre que possível. Você estará fazendo exercício físico e protegendo o ambiente ao mesmo tempo.
ü Reaproveite o que for possível e separe o lixo.
ü Doe as roupas, livros, brinquedos e outros bens que já não usa, mas ainda estão em bom estado.
ü Habitue-se a pensar no que irá acontecer ao que comprou quando já não lhe interessar.
Bibliografia utilizada:
ü DECO. Guia de consumo sustentável.
OBS: Matéria apresentada no programa de rádio pelos alunos participantes do Projeto Campo Sustentável.