CEIER de Vila Pavão juntamente com a SEAG levam alunos para participarem da 81ª Semana do Fazendeiro em Viçosa/MG.































No período de 11 a 15 de julho os alunos do 3º ano e alguns do 2º ano do Ensino médio integrado em Técnico em Agropecuária participaram da 81ª Semana do Fazendeiro em Viçosa/MG, que teve como tema “Extensão Rural: Sustentabilidade e Cidadania”, sendo esta realizada pela Universidade Federal de Viçosa. A Semana é uma atividade de extensão que busca difundir conhecimentos técnicos de diversas áreas de atuação, visando melhorias na produtividade rural, além de contribuir para o bem-estar do produtor e de sua família.
Durante os seis dias de sua realização cerca de 50 mil pessoas estiveram envolvidas, seja participando dos 165 cursos oferecidos, seja acompanhando as programações culturais, ou simplesmente visitando os estandes, parques, barraquinhas, que ficaram alocadas no campus da Universidade Federal de Viçosa.
Os alunos foram acompanhados pelos professores Claudiney Helmer, Rogeria Machado de Novaes Helmer, Andréa Cristiane Rodrigues, Edilene Cristina Rodrigues, Ediane Beilke, Maria Luiza Ribeiro Barbosa e Leonardo Pinheiro de Lacerda.
Graças ao apoio da SEAG, o secretário da agricultura Enio Bergoli e a Célia Kiefer, através da doação do ônibus para a realização da viagem, os alunos do CEIER participaram da diversidade de atividades oferecidas para os participantes do evento como, a troca de saberes onde os participantes compartilhavam conhecimentos e experiências nos mais diversos temas, a participação em cursos como: manejo de pragas, produção de mudas de orquídeas, manejo e conservação do solo, Fruticultura, tratamento e conservação do leite entre outros. A viagem serviu não somente de bagagem cultural para os alunos e professores que foram acompanhá-los, mais de vivência, troca de conhecimentos, aprendizado e motivação para seguir com os estudos, para cultivar a terra, para produzir e principalmente para valorizar a juventude rural, suas ações e conhecimentos.

5 comentários:

Jovem CEIER disse...

Queremos agradecer pela a ajuda de Celia Kiefer e o secretario Enio Bergoli, pela viajem que foi fornecida ao 3º serie do curso técnico em agropecuária do CEIER Vila Pavão para Viçosa na semana do fazendeiro, onde nesse dias realizamos varias atividades que trouxe muitas informações, ficamos muito comtente pela colaboração.

Obrigada!
Alunas: Amabile Buthe e Fernanda Garcia Andreza

Jovem CEIER disse...

Fomos nesta viagem com o objetivo de estar enriquecendo o nosso autoconhecimento atráves dos cursos que fizemos lá. Os cursos foram de grande importância para todos os alunos, sem falar que tivemos várias oportunidades pois conhecemos vários universitários e fazendeiros, onde obtemos conhecimentos sobre a Universidade e sobre assuntos que são muito importantes para a formação do Técnico em Agropecuária.
Aproveitei bastante e gostei de ter ido para a Semana do Fazendeiro, pois fiz muitas amizades e enriqueci meus conhecimentos com os estudantes e fazendeiros e as demais pessoas que conheci lá.

Francisca Oliosi
3º ano

Jovem CEIER disse...

Dentro dos três anos de formação da 1ª turma do curso Técnico Profissionalizante em Agropecuária de Vila Pavão e do ensino médio, os formandos puderam perceber o grande empenho dos professores Claudiney Helmer, Andréa Rodrigues, Edilene Rodrigues e Ediane Beilke em proporcionar atividades extracurriculares para melhoria da capacitação dos alunos. Uma destas atividades foi a participação dos formandos na 81ª Semana do Fazendeiro promovida pela Universidade Federal de Viçosa/MG que foi realizada entre os dias 11 e 16 de julho.
No evento os formandos e professores tiveram a oportunidade de se capacitarem, nos diversos cursos oferecidos, sendo que cada um poderia participar em média de 06 cursos. Todos estes ligados diretamente a área técnica.
Após o retorno dos formandos, temos a certeza de que todos puderam aperfeiçoar seus conhecimentos técnicos para melhor atender a comunidade rural pavoense.

Wendryo Januth

Jovem CEIER disse...

A universidade Federal de Viçosa nos seus 81 anos de melhoria da propriedade rural para o produtor, seus familiares e a sociedade em geral. Seu principal objetivo é realizar atividades que tenham sintonia com as necessidades de seu público, e apoiar suas ações fornecendo informação. O tema desse evento neste ano “Sustentabilidade e Cidadania”, atingiu a expectativa dos produtores, pois muito se tem falado sobre o tema e muito pouco se tem avançado no mesmo.
A questão é que neste ano o evento contou com a participação dos alunos do CEIER – Centro Estadual de Educação Rural de Vila Pavão, integrantes da primeira turma do Curso Profissionalizante Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio, que se formam neste ano de 2010.
Eu, Delitália da Silva Felício quanto integrante da turma, declaro que os cursos foram administrados de forma excelente abordando temas de grande importância para os profissionais da área. Afinal, é necessário que se eduque a sociedade sobre impactos ambientais, poluição das águas, a degradação do solo, o uso crescente dos recursos naturais não renováveis, entre outros, que estão tornando cada vez mais insustentável os custos da industrialização e da exploração desmedida, que é a base capital mundial.
A realização dessa viagem foi possível graças a SEAG, ao Secretário de Agricultura Enio Bergoli e a Célia Kiefer, que sempre apoiou o CEIER, quanto entidade de ensino, com intuito de melhorar e elevar o grau educacional tanto do ensino fundamental, quanto do ensino médio. A eles deve ser dirigida toda a nossa gratidão. Entretanto, quero também ressaltar e registrar os professores que colaboraram para que a viagem fosse um sucesso que foi.
Meus agradecimentos À Andréa C. Rodrigues, Edilene C. Rodrigues, Ediano Beilke, Rogéria Helmer, Claudiney Helmer, Leonardo de Lacerda e Maria Luiza Ribeiro.

“O sucesso da realização desse trabalho afirma que todos somos responsáveis pelo ambiente em que vivemos e que a nossa colaboração é extremamente importante e pode mudar o Planeta”.

Delitalia da Silva Felício
3ª série – Médio Integrado ao Curso Técnico em Agropecuária - CEIER

Eliana Vellmam Repcke disse...

Saudades desta escola maravilhosa, que não apenas forma um profissional, mas sim um guerreiro, que luta pelos seus ideais e objetivos.Com uma consciencia voltada ao meio ambiente, pois sem a mãe natureza nada seremos.
Uma escola amiga, que estará sempre lá, com sua equipe preparada para ensina o melhor.
saudades...
ex aluna da primeira turma formada em tecnico em agropecuaria: Eliana Vellmam

Postar um comentário